O Sonho Não Acabou, uma viagem por Rádio Beatles de Clara Arreguy

sábado, 20 de fevereiro de 2016

"You say yes, I say no.
You say stop and I say go go go, oh no.
You say goodbye and I say hello"

Desde o dia em que a Clara Arreguy me disse que me enviaria Rádio Beatles, eu não consigo tirar essa música da minha cabeça, como aquelas músicas chiclete de Carnaval que ficam tocando repetidamente até você encontrar outra que tenha o mesmo efeito. The Beatles são assim, eles entram sem pedir licença e dominam sua mente, mesmo se você não gosta da música deles - o que ainda é um mistério para mim quando alguém admite isso - mas, para quem gosta como eu, isso não é um problema, ao contrário faz com que o tempo passe despercebido e logo estou repetindo mentalmente as palavras e a melodia:

"You say yes, I say no.
You say stop and I say go go go, oh no.
You say goodbye and I say hello"
Hello Goodbye - Magical Mistery Tour, 1967 



Não sou uma super fã do tipo que coleciona todos os discos e sabe tudo que aconteceu entre John e Paul. Com relação aos garotos de Liverpool, sempre me importei mais com as músicas em si do que com eles. Por isso foi uma agradável surpresa conhecer Caio, narrador de Rádio Beatles. Beatlemaníaco assumido, ele entrelaça a história dos seus músicos prediletos com a sua própria, de maneira que nos sentimos velhos amigos dele e como ouvintes queremos saber mais e mais dessa paixão, que na verdade parece ser a única verdadeira na vida desse mineiro certinho, que próximo de atingir a marcante idade de 50 anos, entra em um período de reflexão sobre o que fez da própria vida. 

"Listen,
Do you want to know a secret?,
Do you promise not to tell?, whoa oh, oh"
Do You Want to Know a Secret - Please Please Me, 1963

Quando jovem, queria ser músico e deixar o mundo conhecer tudo que havia dentro de sua alma de artista. Esse Caio jovem, me remeteu ao Jude de Across The Universe (Columbia Pictures, 2007), musical onde se usam apenas canções dos The Beatles. Jude, um jovem trabalhador de Liverpool, sem perspectivas nem esperança de um futuro melhor, decide largar tudo em busca do pai na América, mas encontra muito mais que isso. É lá que ele consegue realmente exercer o seu talento como artista, fazendo ilustrações, desenhos e pinturas. A diferença entre Caio e Jude, foi que as circunstâncias favoreceram Jude a se expressar artisticamente, enquanto Caio se acomodou a uma vida sem tantos riscos, devido às responsabilidades que assumiu (por vontade própria), exercendo sua paixão pela música em ambiente familiar.

"Hey, Jude, don't be afraid
You were made to go out and get her
The minute you let her under your skin
Then you begin to make it better"
Hey Jude - Single Hey Jude/Revolution, 1968

Mas, sua paixão contagiou os filhos e de certa forma, ele se vê realizado neles (como a maioria dos pais), mesmo que não sejam fãs dos The Beatles como ele. Em sua vida modesta, Caio conseguiu criar os filhos sem grandes preocupações, tem um casamento sólido, é respeitado na cidade onde mora, e mesmo o relacionamento complicado com o pai, ele consegue administrar de maneira tranquila. 
Descontente consigo mesmo, Caio procura uma forma de voltar a se sentir como em seus tempos de juventude, apaixonado por algo. E ele consegue! De uma maneira diferente da que ele sequer um dia imaginou, mas exercendo totalmente sua paixão pela música e acima de tudo pela banda dos meninos que saíram de Liverpool e transformaram o cenário mundial da música.

"Quero viver de música, do pão que me porá de pé todos os dias, que me alimentará a alma quando ela já não sentir gosto de nada. Quero sonhar que faço e realizar os sonhos que, um dia, pensei que tivessem morrido. Nunca ouvi nada mais triste do que 'the dream is over', mas, pra mim, agora é que vai começar"

E assim como Jude, ele acredita plenamente que "All We Need Is Love, Love... Love Is All We Need" - All We Need Is LoveYellow Submarine, 1969.



Rádio Beatles é um relato cotidiano, de alguém que pode muito bem ser seu melhor amigo, aquele com um humor refinado, gosto musical impecável, com quem adoramos passar um tempo conversando sobre tudo e sobre nada. 


Sinopse: Rádio Beatles narra a história de um engenheiro que, ao completar 50 anos, questiona a vida que levou até ali. Beatlemaníaco, casado há 30 anos e pai de três filhos músicos, pensa se seria mais feliz se tivesse abraçado a arte e tomado outro rumo. Vivendo em Muriaé, na Zona da Mata mineira, ele prepara sua festa de aniversário enquanto revive sua juventude e tenta tomar decisões que podem ameaçar a estabilidade que construiu.

Clara Arreguy, Rádio Beatles. Belo Horizonte: Outubro Edições, 2012.

12 comentários:

  1. Oi Regiane!
    Que legal esse livro! Com certeza eu iria ler cantando, adoro os Beatles.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é impossível ler e não ouvir as canções, mesmo que apenas em nossa mente, porque as referências são muitas. Um livro para apaixonados por The Beatles mesmo <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Te dizer que o trabalho favorito de meu Beatle favorito é na época pós-Beatles rs: My Love, na época do Paul and The Wings, com aquele tecladinho moog anos 70 que move meu coração <3 rs

    Rádio Beatles é amor! Que bom que tivemos a oportunidade de conhecer <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu curto mais o jeito rebelde com causa do John, sua morte prematura deixou uma ferida que nunca vai cicatrizar. Quanto às favoritas, ainda prefiro algumas de quando eles compunham juntos como I want a hold your hand e Let it be <3
      Fiquei muito feliz mesmo de ler essa obra, beijos!

      Excluir
  3. Oi, Regiane! Tudo bem contigo, moça?

    Puxa, que dica bacana de leitura! Nunca vi esse livro pela blogosfera e gostei da indicação, apesar de nunca ter escutado uma sequência de música dos Beatles e sequer ter conseguido lembrar direito das melodias dos trechos que citou na postagem. Está aí mais um item para cumprir na listinha do ano!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros - docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni, prazer tê-la aqui! Eu também vim a conhecer a autora e a obra recentemente, e adorei esse livro, sou apaixonada por música e histórias de gente da vida real. Recomendo que leia o livro e ouça as músicas, não vai se arrepender <3
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Oi, Regiane! Tudo bem flor?
    Não havia ouvido sobre esse livro ainda, más amei a dica! Estará na minha lista com certeza, além de ser viciada por livros sou apaixonada em músicas e unir as duas coisas com certeza será uma delícia ♡
    Amei seu cantinho...seguindo *-*
    Beijocas ;*

    http://mundodosonhos2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, prazer em tê-la aqui!
      Também amo conciliar as duas artes, tudo fica mais gostoso!
      Obrigada pela visita, logo te retribuo!
      Beijo, beijo.

      Excluir
  5. Oi Moçaa♥
    Adorei sua resenha, e tô louca pra lr esse livro.
    Também recebi ele da Clara e ele tá na fila esperando pacientemente sua vez hahha E pela sua resenha, parece que eu n vou me decepcionar :)
    Um beijo,
    Paloma
    www.surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma! Espero que goste, quero ver resenha dele no seu blog, pra ver se tivemos a mesma impressão!!!
      Beijo, beijo <3

      Excluir
  6. Rê, tudo bem? Preciso muito ler esse livro. Estou encantada com a capa e como ele lembra mesmo um rádio até na estrutura editorial ;)

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hida, tudo bem e você? Como jornalista,acredito que vai gostar da escrita da Clara e da história em si. Eu curti muito <3
      Beijo, beijo!

      Excluir

Que prazer ter você aqui!!! Obrigada pela visita, se gostou do texto acima, me deixe um recadinho e o link do seu blog, será um prazer visitá-lo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS