Especial Mês das Mulheres - Clara Arreguy

domingo, 6 de março de 2016

Com a chegada do mês de Março, celebramos o Dia Internacional das Mulheres, e para comemorar esse momento vou trazer para vocês durante esse mês, o perfil de algumas mulheres brasileiras admiráveis, e para começar vamos conhecer a autora Clara Arreguy, parceira aqui do blog, e seu trabalho. 
Jornalista e escritora, publicou os livros "Segunda Divisão" (Lamparina, 2005), "Fafich" (Conceito, 2005), "Tempo Seco" (Geração Editorial, 2009), "Catraca Inoperante" (Outubro Edições, 2011 e 2014), "Rádio Beatles" (Outubro Edições, 2012), "Siga as setas amarelas" (Outubro Edições, 2014) e "Sonhos Olímpicos" (Franco, 2015). Recentemente, no final do mês de Fevereiro, lançou o livro “Dia de Sol em tempo de Chuva” pela Chiado Editora.
Além do trabalho como jornalista e escritora, fundou por livre iniciativa a Outubro Edições, com o objetivo de abrir espaço para publicações independentes. 

Ela concordou em ceder uma entrevista ao blog, uma oportunidade de saber mais sobre essa mineira de Belo Horizonte, que radicou-se em Brasília em 2004, para trabalhar como jornalista. 

A Menina que Não Para de Ler - Quando seu interesse pela literatura começou?
Clara Arreguy - Gosto de ler e de escrever desde que aprendi a ler e escrever. Sempre li muito e sempre escrevi muito, inicialmente poemas e contos sem valor literário. E lia literatura constantemente. Nunca estou sem ler um livro.


AMQNPDL - Em que momento decidiu que queria ser escritora?
CA - Ainda pequena eu pensava que seria escritora, mas sonhava também em ser atriz ou advogada. Aí, na hora do vestibular, escolhi jornalismo porque me permitiria escrever. E isso aconteceu mesmo. Atuei durante 25 anos como jornalista. Até que comecei a sentir necessidade de escrever o meu “conteúdo”, e não o dos outros. E comecei a mudar o rumo daquela prosa...


AMQNPDL - O que a motivou a seguir esse caminho?
CA- Escrevia muito como jornalista, mas o texto jornalístico requer um padrão, um estilo, cânones e regras que não dão liberdade ao profissional. Quando eu pensava em escrever literatura, sonhava com a liberdade estilística e criativa que, felizmente, veio mesmo quando eu passei a escrever meus romances.


AMQNPDL - Quais as suas maiores influências no mundo literário?
CA- Sempre li de tudo. Entre os brasileiros, amo demais Guimarães Rosa. Entre os estrangeiros, tenho especial admiração pelo norte-americano Philip Roth. Mas acho que meu texto sofre muita influência do estilo direto e fluido do jornalismo, que não se parece com esses dois... Talvez Carlos Drummond de Andrade, pra mim o poeta maior, mas também um cronista leve e fácil de ler.

AMQNPDL - Concilia a vida de escritora com quais atividades?
CA - Durante os últimos 10 anos conciliei jornalismo e literatura. Desde 2015, porém, não atuo mais como jornalista e formalizei minha editora, a Outubro, na qual trabalho textos dos outros, edito outros autores e acabo trabalhando como microempreendedora individual, fazendo negócios, vendas etc. Tudo relacionado ao livro, claro, mas que não me permite escrever e ler o tempo todo. Fora isso, preciso visitar escolas, fazer palestras, essas coisas da divulgação.

AMQNPDL - Qual o texto, dentre as suas obras, foi o mais desafiador para escrever? E o mais tranquilo? 
CA - Tenho uma diferença em relação a outros escritores que conheço. Eu não acho difícil escrever. Talvez os anos de redação de jornal tenham me ensinado a sentar e escrever, sem sofrer muito. Então o desafio, pra mim, se dá mais no momento de ter a ideia, de eleger o tema, o formato. A escrita, em si, exige mais disciplina do que um trabalho árduo ou sofrido.

AMQNPDL - Quais seus objetivos enquanto escritora, até onde deseja chegar?
CA - Estou já com nove livros publicados, dois prontos para sair ainda este ano e acabei de escrever mais um. Meu objetivo no momento é viabilizar tudo isso, porque cada projeto que dá certo me permite fazer o próximo. Se eu conseguir me organizar, enquanto Outubro, pra que cada projeto se pague, me permita viver disso e fazer o próximo, estarei feliz. Mas se ficar um pouco mais conhecida e alcançar novos públicos, além dos que já me conhecem e gostam dos meus livros, aí será o paraíso!

AMQNPDL - Quais os sabores e dissabores dessa profissão?
CA - O sabor maior é escrever. Depois, publicar. Em seguida, vender. E finalmente, mas o mais importante, é ser lido. E alcançar o coração do leitor. Quando alguém me descobre, me sinto plenamente realizada. Os dissabores dizem respeito ao mercado fechado, de poucas facilidades, falta de espaços, de apoios. Há outro dissabor, também: a incompreensão. Já me aconteceu de a pessoa ler algo diferente do que eu escrevi, ou seja, me compreender mal. E isso dói. 

AMQNPDL - Se pudesse encontrar cada leitor pessoalmente, o que lhe diria?
CA - Diria: e então, o que está achando? Quer mais? Me conte uma história, me ajude a contar as minhas. Meus personagens vivem de sua leitura, espero que você se emocione com eles.

Dos livros da Clara, li Rádio Beatles e você pode saber mais sobre ele, lendo a resenha (aqui).
Agradeço à Clara pela confiança e por ser tão receptiva e aberta aos leitores, a admiração só aumenta <3


8 comentários:

  1. Oláa♥
    Gostei muuuuuito da entrevista com a Clara, e ainda mais de conhecer um pouco mais sobre a escrita dela.

    Parabénsssss, quero mais hahah♥
    Um beijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Paloma! Essa semana vai ter mais entrevista por aqui, estou só organizando os textos rsrsr.
      Beijos <3

      Excluir
  2. Oi, Regi, tudo bem? Amei a entrevista, a Clara parece ser um amor de pessoa. Nossa, quantos livros! Hahahahaha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari, estou bem e você?
      Que bom que gostou, a Clara é muito atenciosa e gentil mesmo.
      Beijos <3

      Excluir
  3. Hey, Regiane, baita entrevista. Já pode virar jornalista rsrsrs
    Adorei o seu gesto de reconhecer autores, principalmente mulheres.
    Parabéns pelo material bem produzido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vindo de você é um tremendo elogio Hida!!! Muito obrigada!!!
      Beijos <3

      Excluir
  4. Oi Regiane!
    Adorei a entrevista, pois pude conhecer mais sobre a autora.
    Nove livros publicados, uau!! Preciso ler um logo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Sora! Estou lendo o segundo livro dela e te digo que é material de ótima qualidade.
      Beijos <3

      Excluir

Que prazer ter você aqui!!! Obrigada pela visita, se gostou do texto acima, me deixe um recadinho e o link do seu blog, será um prazer visitá-lo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS