Um Toque de Morte, Luiza Salazar

terça-feira, 7 de junho de 2016

Cada dia mais tenho me surpreendido com a qualidade dos textos de nossos jovens autores nacionais. Nomes reconhecidos como André Vianco, rei do suspense sobrenatural e o querido bardo Raphael Draccon, tem inspirado muitos outros a seguirem esse caminho da ficção e fantasia, em nada deixando a desejar quando comparados com autores estrangeiros, e casas editoriais como a Draco, valorizam e incentivam a produção de obras de gênero no âmbito nacional.
Minha última leitura nacional, foi o livro Um Toque de Morte da escritora mineira Luiza Salazar, e confesso que foi uma leitura além do que eu esperava. Não sou fã de livros narrados por mulheres,  especialmente adolescentes  (talvez seja a idade hahaha) e isso me deixou com o pé atrás. O fato de Kat, personagem central e narradora, ser tão negativa com relação à vida, também. 
Kat é uma jovem órfã que descobriu muito cedo que era diferente das outras crianças. Ao tocar em qualquer ser vivo, ela sente a vida se esvaindo desse ser, o que inicialmente lhe causou um sério complexo de culpa. Aprendendo a lidar com seus poderes e com outras pessoas como ela, Kat cresceu com uma visão bem sombria a respeito de quem é e acabou enveredando por um caminho perigoso, onde em troca de dinheiro, vendia "seus serviços" para clientes estranhos e misteriosos, agindo como uma espécie de executora de queima de arquivo.

"Minha natureza sempre foi bem clara para mim, ainda que sombria e deprimente. Eu superei o drama de quem eu sou há muitos anos"

Eu entendo que na situação em que ela se encontrava,  dificilmente se poderia ter um positivismo absoluto que a impulsionasse em um caminho diferente do que seguiu, mas o que poderia ser interpretado como praticidade,  a meu ver foi apenas um pouco cansativo.
Tentando levar uma vida de adolescente quase normal, dividindo um apartamento com Rebeca, única pessoa que chega perto de ser sua amiga, Kat, acaba se deparando na escola com dois rapazes diferentes como ela: o sexy e misterioso Vince e o bonito e estressado Eric. Ambos parecem interessados nela por motivos que Kat desconhece, afinal, tudo que ela quer é ser invisível e se formar no colegial. A convivência com os dois, vai transformar sua vida e levar Kat a ter uma visão ampliada sobre pessoas como ela e principalmente descobrir que seus poderes são maiores do que ela sequer imaginou. Nessa jornada, ela vai enfrentar muitos perigos, mas também vai descobrir que não pode passar pela vida de maneira invisível e que suas decisões podem influenciar a vida de muitas pessoas inocentes, mas também que ela não precisa passar por isso sozinha.

"É como se uma porta tivesse sido fechada sem nem mesmo me dar a chance de descobrir o que havia do outro lado"

Com uma linguagem cinematográfica, onde cada cena de ação é perfeitamente visualizada, Luiza constrói uma narrativa empolgante repleta de suspense, aventura, seres mágicos e surpresas, onde ninguém é totalmente inocente nem completamente culpado, inclusive a própria Kat, com um final de tirar o fôlego e partir nossos corações.
Como eu disse,  a leitura foi muito além do que eu esperava,  pois conforme acompanhei o crescimento de Kat, meu olhar sobre ela mudou, ficou mais gentil e no fim, me vi torcendo por ela. Ainda estou torcendo,  já que o livro tem uma continuação, Um Beijo de Morte, e eu ainda não a li. 



Salazar, Luiza. Um Toque de Morte. São Paulo: Draco, 2013.


Sinopse: Pode me chamar de Kat. Eu daria tudo para ser apenas uma jovem universitária, preocupar-me com os assuntos discutidos nos trens, nos corredores das escolas, nas ruas: qual roupa vestir na festa, qual o futuro da política do país, quem vai ganhar o jogo esta noite. É, você entendeu. 
Mas na minha cabeça só há espaço para uma preocupação: quem será a minha próxima vítima.
Eu sou uma Ceifadora. Isso significa que posso matar com um simples toque das mãos, um dom que desejava todos os dias não possuir. Mas quando aqueles dois estranhos apareceram na minha vida e fizeram tudo virar de pernas pro ar, comecei a entender que existem pessoas que fariam de tudo para controlar esse meu poder indesejável. Até mesmo me matar. É até irônico, né?

Um Toque de Morte é um romance fantástico de Luiza Salazar, uma aventura pelas sombras que se escondem nos becos da cidade.
Não se deixar envolver, não se aproximar demais. Essa é a maldição dos Ceifadores, não poder sentir o mundo com a própria pele.
Luiza Salazar, nascida em Belo Horizonte e formada em jornalismo, divide suas horas livres entre escrever, desenhar, assistir filmes e ler o máximo de livros que consegue. A série A Ordem, com os romances Um Toque de Morte e Um beijo de Morte, é a sua mais recente obra. Blog: luizasalazar.wordpress.com


2 comentários:

  1. Oie!
    Eu indiquei seu blog a responder uma TAG, aqui ó: https://bibliotecadepati.wordpress.com/2016/06/08/tag-liebster-award/
    Se quiser aceitar, vou ficar bem feliz! E não esquece de me avisar pra eu ver suas respostas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor, assim que der vou responder sim!
      Beijo!!!

      Excluir

Que prazer ter você aqui!!! Obrigada pela visita, se gostou do texto acima, me deixe um recadinho e o link do seu blog, será um prazer visitá-lo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS