Amar Vale a Pena? Ô se vale!!!

domingo, 10 de julho de 2016

Oi queridos!!!
A gratidão é a coisa mais maravilhosa do mundo, não? Retribuir o carinho que alguém nos dedica, é uma das melhores ações que podemos realizar, tanto para o outro, quanto para nós mesmos. Pensando nisso, quero compartilhar algo com vocês *__* 
No mês de março tivemos um especial aqui no blog, onde entrevistei algumas autoras em homenagem ao mês da Mulher e dentre as autoras, estava Luana Barros, jovem autora goiana residente em Brasília, que conheci através do perfil do Instagram @porummundocommaispoesia - leia a entrevista AQUI para saber mais sobre a autora. Através de suas postagens, conheci o livro Um Anjo na Terra, que ela escreveu no Wattpad e que logo será lançado pela Chiado Editora, e desde então acompanho o seu trabalho de perto. E a Luana, fofa como só ela, se tornou nossa mais nova parceira, uhulllll!!!! E eu só posso agradecer imensamente todo o carinho e consideração que ela nos demonstra <3  



Além de anunciar essa parceria linda, quero falar sobre a duologia Amar Vale a Pena, que foi gentilmente cedida pela Luana, para nossa apreciação. O primeiro livro, Amar Vale a Pena, publicado pela Editora Biblioteca 24 Horas, nos conta a estória de Luiza, jovem jornalista que acaba de levar um fora do namorado Fábio, com quem estava há 3 anos. Inicialmente, ela não entende os motivos da decisão de Fábio e a dor que sente é quase incapacitante. Mas, como diz a música de Renato Russo, "mas é claro que o Sol, vai voltar amanhã", a luz aparece para clarear a vida de Luiza.
Uma das características que mais me agrada na nova geração de autores brasileiros, é o fato de que seus personagens são muito reais, você lê e lembra de uma prima, de um conhecido, de si mesmo, rolando uma identificação que nos aproxima do enredo, transformando o momento de leitura em momento de conversa, reflexão.



Barros, Luana. Amar Vale a Pena. São Paulo: Editora Biblioteca 24 horas, 2015.


Não é diferente em Amar Vale a Pena. O que vemos é uma jovem, que tinha a vida bem organizada e planejada: estava namorando com o intuito de casar, e ter filhos. Quando seu "sonho" não se concretiza, a primeira atitude dela é fugir de seus sentimentos, "caçando" companhia para sair, se divertir, tirar o ex de sua cabeça, nem que seja por alguns momentos, porque a dor é grande demais para suportar sozinha, em casa. Aposto que você conhece alguém que já fez a mesma coisa ou até você mesmo já passou por isso, certo?
Durante esse processo de cura, Luiza acaba conhecendo Gustavo, personal trainer, lindo de viver e inteligente, o que para ela é um choque, já que em sua mente, o pessoal fitness não se interessava por assuntos diferentes de comida saudável, malhação, calorias perdidas e adquiridas. Ledo engano. A atração entre eles é imediata, mas Luiza resiste, porque aprendeu que devia guardar um período de luto entre um término de namoro e o envolvimento com outra pessoa. 
Conforme vamos acompanhando a jornada de Luiza, percebemos que ela tem ideias fixas e até certos preconceitos e julgamentos que a tornavam uma pessoa difícil de conviver. Além de um ciúme absurdo do ex (claro, ele até dava motivo), que fez com que ela abrisse mão de muitas coisas em sua vida, até mesmo em sua carreira, só para vigiá-lo, contribuindo para uma relação deturpada que não fazia nenhum dos dois felizes. Com a ajuda da Paty, melhor amiga e conselheira, Luiza vai percebendo o quanto errou com Fábio e consigo mesma durante o tempo em que ficaram juntos e sua paisagem interna vai se modificando, ampliando e ela vai aprendendo que ninguém tem uma visão correta e absoluta de nada. 
Esse processo de autodescoberta e renovação, vem junto com o estreitamento de sua relação com Gustavo, pois a cada dia que passa, ele mostra a Luiza o quanto está interessado nela e que nem todos os homens são incapazes de retribuir um afeto verdadeiro, e que é possível confiar em alguém quando você se permite. 
Gustavo é alguém que sofreu perdas em sua vida precocemente e teve que assumir responsabilidades que estavam aquém de sua maturidade, mas ele não deixou que isso o tornasse alguém amargurado e inseguro. Quando conhece Luiza, ele vê nela alguém que além de não ser do circuito fitness que ele estava acostumado (pensa numa pessoa desesperada para mudar de assunto hahahaha), também é uma mulher que está se construindo, se descobrindo e ver isso acontecer só faz com que ele se envolva mais e mais com essa mulher de fibra, mas delicada e sensível. 
Todos nós passamos por algo assim em nossas vidas, um processo constante de renovação e redescoberta. É bonito visualizar o quanto crescemos, evoluímos, deixamos de lado preconceitos e ideias que nos acorrentam e impedem de viver a vida plenamente ao lado de quem realmente gosta da gente.
Tá, mas e o Fábio? Bom, o Fábio também aprendeu muito. Descobriu que a tão sonhada liberdade que ele almejava quando terminou com a Luiza, não é tão boa assim. E como é impossível ter um resultado diferente quando temos sempre a mesma atitude, ele volta a ser alguém dependente de um relacionamento opressivo. É, acho que todo mundo aprende, mas nem todo mundo cresce rsrs.
Além do conflito amoroso, Luiza também aprende a lidar melhor com os próprios familiares, com quem mantinha uma relação distante e fria, e descobre através da amizade com a Re (com quem trabalhava há um tempo, mas apenas cumprimentava, não mantinha uma amizade verdadeira) que o amor não tem forma, nem tempo para acontecer.
Mas, como nem tudo é maravilhoso o tempo todo, uma pessoa do passado de Gustavo aparece e transforma o conto de fadas de Luiza em um verdadeiro pesadelo, colocando esse amor, que é tão recente quanto forte à prova.
Será que um amor assim, tão cheio de reviravoltas e complicações vale a pena? Nós vamos descobrir isso em Amar Vale a Pena - Recomeçar, que começa dois anos após os acontecimentos de Amar Vale a Pena.



Barros, Luana. Amar Vale a Pena - Recomeçar. Brasil: Chiado Editora, 2016.


Luiza e Gustavo vivem uma estória de amor digna de livros, construindo uma família e uma relação verdadeira. Às vésperas do casamento, tudo começa a dar errado por motivos que vou deixar no ar, para não dar spoiler (hahahahha não me xinguem!!!) e Luiza toma uma decisão que pode mudar completamente suas vidas: ela deixa Gustavo e vai para Londres.
Sua decisão não a deixa menos infeliz, mas mesmo sofrendo muito com essa separação, ela consegue levantar todos os dias e seguir com sua vida. Lá, faz amizades com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas, e aprende que apesar da diferença de línguas e costumes, o amor é universal e as provações para consolidar esse amor também não escolhe nacionalidade, classe social e tradição.
Entre esses novos amigos, ela conhece Eduardo, jovem poeta que a auxilia a se adaptar a Londres e por quem sente uma conexão profunda que ela não consegue definir ou explicar para si mesma.
No Brasil, Gustavo fica desolado e confuso, sem entender a decisão de Luiza, já que dizia amá-lo tanto. O amor dela não era tão forte quanto parecia? As dúvidas o corroem por dentro e ele se desespera. Mas, com a ajuda de amigos, incluindo a super Paty, ele vai descobrir que Luiza e ele, foram na verdade, vítimas de um esquema para separá-los.
Mas, o que fazer com essas informações? Será que vale a pena tentar reconquistar Luiza? Será que mesmo se souber a verdade, ela ainda vai ficar em Londres? Será que o amor que sentem um pelo outro realmente vale a pena se precisam passar por tantas dificuldades para ficarem juntos? Ou ele deve deixar Luiza seguir o caminho que escolheu?
Só lendo para saber <3

Luana intercala a narrativa da maioria dos capítulos dos livros entre Luiza, Fábio e Gustavo, fazendo com que tenhamos um panorama da situação e sentimentos de cada personagem, o que torna a leitura bem gostosa, além de como comentei acima, nos identificarmos com os sentimentos, as reações, os atos de cada um deles. São personagens muito reais e vívidos, e isso é o ponto alto dessa estória, já que você se sente parte do enredo, como se estivesse ao lado de cada um deles, compartilhando de suas vidas e todas as situações que os fazem ser quem são. Assim como acontece na vida real, os personagens passam por um processo difícil, mas compensador de aprendizado, descobrindo que cada um tem um papel ou missão para cumprir e que nunca é tarde para abrir as portas do nosso coração (mesmo que ele seja meio vadio inicialmente hahaha referência ao livro, leiaaaa!!!) para um relacionamento verdadeiro e para o amor que alguém nos dedica. Porque no fim, essa é a parte mais difícil não é? Aceitar que somos dignos do amor e que o merecemos.
Adorei também ver a evolução da escrita da Luana, que é fluida e gostosa, fazendo-nos devorar rapidamente cada capítulo, ansiando por saber o desfecho dessa linda estória de amor, que foi escrita há muito e muito tempo por almas antigas (referência ao livro, leeeeeeia!!!!).

Para quem é de Brasília, não perca a oportunidade de conhecer a Luana pessoalmente, dia 23 de julho na 32a Feira de Livros de Brasília, tirem fotos e deem um abraço por mim<3.




9 comentários:

  1. Oi, Gih!
    Fiquei super afim de ler os livros. Parabéns pela parceria. Bons frutos!

    http://escritoradeterminada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Di!!! Quando tiver a oportunidade leia sim, vale a pena <3
      Bjos!!!

      Excluir
  2. Nossa, os livros parecem ser incríveis. Amo livros nacionais ❤ E tenho que concordar com você quando diz que muitas vezes as características dos personagens e até mesmo suas atitudes são muito reais.
    Amei a resenha, ficou linda. Parabéns pela parceria e pelo blog 👏👏👏

    Bjs da Nathy
    livrosperfeitosdanathy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathy, que bom te ver por aqui <3
      Logo vou retribuir essa visita!!! Bjos e sucesso!!! <3

      Excluir
    2. Awwwn! Vou amar sua visita lá Rê! ❤
      Beijos e muito sucesso também!! 😍

      Excluir
  3. Oi Gih, tudo bem?
    Tanto tempo que não passo por aqui, estava morrendo de saudade!
    Primeiramente, parabéns pela parceria, que seja muito benéfica para vocês duas! <3
    Agora, sobre o primeiro livro: MEU DEEEEUS! Foram raras as vezes que me identifiquei tanto com uma história, e essa em particular, tem muito a ver com um momento recente ( e triste) da minha vida. Nem li sobre o segundo livro, para não ter spoilers do primeiro!
    Com certeza vai entrar pra minha listinha agoraaaaa!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!! Bom te ver aqui, sempre <3
      Menina, adoro livros assim, que a gente se identifica hahahah mesmo nos momentos maus, porque eles fazem parte né? Assim, a gente não se sente tão só.
      Bjooooo

      Excluir
  4. Oi Gih!
    Parabéns pela parceria!
    Não conhecia a autora nem os livros, mas fiquei interessada!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sora!!! Se tiver a oportunidade, leia, são bem bacanas!!!
      Bjooooo

      Excluir

Que prazer ter você aqui!!! Obrigada pela visita, se gostou do texto acima, me deixe um recadinho e o link do seu blog, será um prazer visitá-lo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS