Vida de escritor

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Hoje quando voltava para casa, encontrei um homem distribuindo uns folhetos. Ele me abordou e começou a falar que era um poeta e que estava distribuindo suas poesias, e pedia uma contribuição para continuar realizando seu trabalho. Me comovi e ajudei, claro, afinal, também tenho o sonho secreto de me tornar escritora (ops, não é mais segredo rs).
Isso me lembrou de quando fui pra Bienal do Livro no Rio de Janeiro esse ano. e lá haviam vários escritores distribuindo panfletos, marcadores e mimos e convidando as pessoas a conhecerem seu trabalho. Imagine, ficar horas e horas, tentando convencer as pessoas a darem uma chance a sua obra.
É possível ver nas redes sociais autores distribuindo brindes e mais brindes a quem comprar seus livros, mesmo que comprem nos grandes sites, é só avisar o autor que ele envia os brindes...
Gente, é uma trabalheira e gasto sem fim essa vida de escritor, hein? 
Nem todo mundo tem a sorte de conseguir um contrato com uma grande editora de primeira, e quando consegue, precisa pagar por uma porcentagem da tiragem, e ainda cuidar do marketing.
Não estou dizendo que é missão impossível, mas com certeza não é só ter talento e escrever, precisa se doar muito mesmo, a concorrência é ferrenha, principalmente nos tempos atuais, onde a disseminação da leitura aumentou exponencialmente (é mentira essa história de que brasileiro lê em média 4 livros por ano, é muito, muito mais), tanto que os eventos literários estão ficando mais concorridos que shows de bandas famosas, e os autores passam por uma maratona de divulgação digna de lançamentos dos maiores blockbusters do cinema. 
Mas o que eu tiro de bom dessas reflexões todas, é que realmente o brasileiro não desiste nunca. Em diversos lugares do mundo, as pessoas fazem o curso de literatura e tentam viver da escrita. Mas, aqui não, as pessoas fazem faculdade de outra área, trabalham por várias horas semanais, tudo para tentar realizar o sonho de um dia publicar um livrinho que seja, ou apenas distribuir sua poesia por aí, pela rua. Orgulho imenso dos nossos autores. Quem sabe um dia eu faço parte desse time?
<3


6 comentários:

  1. Oi, Regiane! Tudo bem? Conheci o seu blog porque também estou participando do amigo secreto promovido pela Rebeca do blog papel papel.
    Amei a reflexão que você trouxe e fiquei curiosa para ler a poesia desse homem rsrsrs Poste aí pra gente ler :)
    Desejo sucesso e torço para que você consiga publicar o seu livro.
    Não podemos desistir dos nossos sonhos.
    já estou seguindo o seu blog.
    Beijos,

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor!!! Prazer imenso tê-la aqui! Já estou acompanhando o seu também. Pode deixar que vou divulgar sim o trabalho dele, logo tem um post especial pra ele.
      Obrigada pela força! Vamos seguindo em frente na realização dos nossos sonhos.
      Bjos

      Excluir
  2. Olá, Regiane! Olha, posso dizer que esta 'engrenagem' do meio literário também acompanha diversas outras artes (cinema, música, artes visuais...), podendo sim em algum momento revelar um certo grau de crueldade, o que causa imediato desânimo para o escritor/artista. Mas acredito que a literatura tenha ainda uma grande força para atuar e existir em um lugar "fora" do circuito das editoras e afins, e talvez esta adaptação seja justamente o motivo desta recente "volta à leitura" no Brasil. Realmente, acredito que seja algo dos últimos cinco anos, e olhe lá. Mas que bom que esta mudança esteja acontecendo né! Só não sei se as outras artes conseguirão encarar esta "autonomia" de uma forma feliz... Enfim, o que importa é "se jogar" em sua arte e apostar no que se escreve <3 E bola pra frente! Os amigos e o destino certamente estarão por perto pra ver tudo isso acontecer :)
    Bjs,
    Rebeca

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rebeca, parece um movimento de convergência artística mesmo, levando à autonomia e independência do artista. Mas me parece injusto com quem realmente tem talento ter que brigar tanto pra ter o reconhecimento devido. Já se foi a época em que os autores tinham reconhecimento pós-morte, pelo amor de Deus!!! O que quero dizer é que vejo autores com pouco ou sem nenhum atrativo, na minha opinião, claro, que conseguem espaço e contratos vantajosos com as grandes editoras, enquanto outros precisam passar por tanta dificuldade sendo tão bons de escrita. Mas, como você disse, o importante é apostar em si próprio.
      Bjos

      Excluir
  3. Olá, Regiane! Conheci seu blog através do amigo decreto que estamos participando juntos (organizado pelo Blog Papel Papel)/. Estou te seguindo. ❤

    A nossa literatura está ganhando um espaço maior ultimamente e os bloggers ajudam muito nisso, de alguma forma. Hoje está muito na moda também os vlogers que lêem e divulgam os trabalhos dos autores que estão sim metendo a cara e procurando divulgar o que é seu. No entanto, creio que ainda há um desafio muito grande pela frente porque há muito talento escondido por aí, com histórias maravilhosas, mas sofrendo preconceito ainda.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Tem RESENHA dos livros de Star Wars, editora Seguinte e PROMOÇÃO de Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, seja muito bem vindo! Com certeza, temos um papel importante na disseminação da leitura, mas como você disse, infelizmente tem muito talento escondido ou sofrendo preconceito, quando vemos por aí vários autores que nada tem a dizer de fato que conseguem um contrato vantajoso nas grandes editoras. Uma injustiça! Mas, acredito que quando a gente trabalha com amor, a recompensa vem!
      Seguindo o seu blog também, vou ficar de olho.
      Bjos
      PS: tenho uma super amiga que também tem o sobrenome França. Serão primos???

      Excluir

Que prazer ter você aqui!!! Obrigada pela visita, se gostou do texto acima, me deixe um recadinho e o link do seu blog, será um prazer visitá-lo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS