Especial Mês das Mulheres - Laís Rodrigues de Oliveira

terça-feira, 22 de março de 2016

E a nossa última entrevista nesse Especial Mês das Mulheres, é com a escritora Laís Rodrigues de Oliveira, autora do livro Primeiras Impressões, uma adaptação moderna do clássico Orgulho e Preconceito de Jane Austen. O romance eterno de Lizzie e do Sr. Darcy é situado desta vez entre paisagens paradisíacas do Brasil e cenários surpreendentes dos Estados Unidos, em um relacionamento complexo entre uma carioca sarcástica e brilhante e um político americano de uma família conservadora. Laís é formada em Direito, com mestrado em Direito Constitucional, mas apaixonada por literatura e cinema, criou o blog LRDO, onde compartilha suas paixões, lá você pode saber muito sobre o universo literário e cinematográfico de Jane Austen, uma das maiores influências de todos os tempos. Vamos saber mais sobre a Laís?



A Menina que Não Para de Ler - Quando seu interesse pela literatura começou?
Laís Rodrigues de Oliveira: Meus pais, em especial a minha mãe, sempre incentivaram a leitura em casa. Enquanto o tempo de televisão era limitado, eu e minha irmã éramos encorajadas a ler diariamente. Essa introdução à disciplina da leitura desde tão cedo foi essencial para a minha formação e, posteriormente, para a minha escrita.
  
AMQNPDL- Em que momento decidiu que queria ser escritora?
LRDO: Geralmente, os escritores dizem que sempre souberam que queriam sê-lo desde jovens. Definitivamente, não foi meu caso. Sempre soube que seria uma grande leitora, mas a escrita começou quase por acidente. Porém, depois que comecei a escrever, não consegui mais parar. A escrita tornou-se um grande vício. Um vício simplesmente maravilhoso.

AMQNPDL- O que a motivou a seguir esse caminho?
LRDO: Novamente, o papel da minha família (que agora já inclui meu marido) foi fundamental. Quanto mais eu escrevia, mais eles me estimulavam a escrever mais. E, depois de publicar meu romance, o apoio e carinho dos blogueiros literários, leitores e outros autores foi um novo sopro de ânimo.

AMQNPDL- Quais as suas maiores influências no mundo literário?
LRDO: Depende do gênero literário, mas geralmente são autoras mulheres. Em relação a romance, minha favorita de todos os tempos é a eterna diva Jane Austen. Quando estamos falando de infanto-juvenis, sou uma daquelas fãs incondicionais de J. K. Rowling. Em relação ao gênero "do momento", mais voltado ao público YA (Young Adults ou Jovens Adultos), busco inspiração nas maravilhosas Suzanne Collins e Cassandra Clare. 
Mas também adoro os suspenses do "rei" Stephen King, literatura fantástica de Tolkien e George R. R. Martin, ou distopias no estilo do grande George Orwell. 
Ou seja, minhas preferências dependem do que estou inspirada para ler - ou escrever - no momento.

AMQNPDL- Concilia a vida de escritora com quais atividades?
LRDO: Na realidade, a escrita é um hobby. Eu trabalho em uma área de Inteligência e Relações Internacionais de uma multinacional, o que exige a maior parte do meu tempo. Também tenho um blog, o LRDO, e um canal do YouTube, o LRDO Cult. Além disso, adoro participar de eventos literários! 

AMQNPDL- Qual o texto, dentre as suas obras, foi o mais desafiador para escrever? E o mais tranquilo? 
LRDO: Um texto é sempre desafiador, por vários motivos. O principal, a meu ver, é a exposição. Seus escritos são uma parte de você, uma parte da sua alma que você expõe ao mundo, a pessoas desconhecidas. E isso é difícil. Outra questão é a necessidade de sempre considerar quem será seu público-alvo, porque você tem que levar em conta o que fará seu leitor virar a próxima página. 
No entanto, o texto mais difícil de escrever do ponto de vista psicológico foi um conto que escrevi, o qual foi, inclusive, premiado no Concurso de Contos do SESC-DF. Ele se chama "O Armário", e relata a história de uma mulher que sofre violência doméstica. Esses temas sempre mexem conosco.

AMQNPDL- Quais seus objetivos enquanto escritora, até onde deseja chegar?
LRDO: Gostaria de escrever os mais diversos gêneros e ter condições de publicar meus livros por editoras com capacidade de divulgação e distribuição, grandes dificuldades no mercado editorial brasileiro. Já tenho quatro livros escritos, porém somente publiquei um deles. 

AMQNPDL- Quais os sabores e dissabores dessa profissão?
LRDO: A melhor coisa da profissão é a reação positiva dos leitores; é sempre emocionante.
Acredito que o pior seja a própria dificuldade do nosso mercado editorial, em publicar, divulgar e distribuir sua obra.

AMQNPDL- Se pudesse encontrar cada leitor pessoalmente, o que lhe diria?
LRDO: Eu acho que iria preferir ouvir do que falar. Adoro quando leitores e leitoras me dizem o que mais gostaram do livro, fazem comentários, sugestões e dão novas ideias. É sempre gratificante saber que toda aquela paixão que você colocou na sua obra  não foi em vão. 

Ano passado li Primeiras Impressões e adorei a adaptação, foi muito fiel ao original, mas também com o toque particular da Laís, que deixou a história mais moderna e crível. Para saber um pouco mais sobre minhas impressões, leia aqui


Respondendo à dedicatória, digo que sim Laís, eu me apaixonei novamente <3

Espero que tenham curtido as nossas entrevistas, sempre que possível vou tentar trazer nossos autores nacionais para mais perto de nós leitores apaixonados.
Beijinhos!!!!!

2 comentários:

  1. Oi Gih!
    Seu blog tá tão lindo *-*
    Não conhecia a autora, mas como adoro Jane Austen fiquei muito interessada no livro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sora!!!
      Você vai adorar essa história, ficou perfeita *_*
      Beijo, beijo!!!
      <3

      Excluir

Que prazer ter você aqui!!! Obrigada pela visita, se gostou do texto acima, me deixe um recadinho e o link do seu blog, será um prazer visitá-lo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS