O Andarilho das Sombras - Eduardo Kasse

quarta-feira, 2 de março de 2016

No romance O Andarilho das Sombras, primeiro volume da série Tempos de Sangue, Eduardo M. Kasse nos apresenta uma história instigante de como escolhas e uma promessa maliciosa criaram um grande mal. 
Harold Stonecross, saiu de casa muito cedo, para fugir de um pai opressor que não o tinha em grande conta. Durante sua jornada, se deparou com pessoas que o acolheram e cuidaram dele de maneira que se tornou um homem forte, inteligente e que sabia cuidar de si, apesar de também sofrer perdas pelos vários caminhos que tomou.
Eduardo Kasse, traz uma narrativa que nos faz passear pela vida de Harold, da sua infância problemática e alegrias da juventude à maldição que o acometeu em sua vida adulta, mesclando passado e presente, e nos mostrando as várias facetas desse personagem ambíguo, que é capaz de grandes sentimentos, mesmo quando corrompido pela sede que o impele a não permanecer por muito tempo em um lugar, para a própria sobrevivência.
Ambientada em sua maior parte na era medieval, a história se desenrola de maneira verossímil e adequada à época, devido ao cuidado em mostrar os costumes da população em cada lugar pelo qual Harold passou e o quadro histórico e impressionante da época em que a Europa foi acometida pela Idade das Trevas. 
Além de tudo isso, temos aqui todos os elementos clássicos dos vampiros que amamos e sentíamos falta, já que as histórias recentes, tomaram rumos diferentes e mais leves, tornando a figura vampiresca bem menos característica e assustadora, mas também uma mistura inusitada com lendas de deuses de origens variadas.
Durante a leitura, fui tomada por diversas sensações diferentes em relação a Harold, mas acho que a mais se sobressaiu foi uma certa antipatia com seu lado mais vaidoso, achei que ele tem uma postura muito arrogante diante da vida, e esperei que após tudo que passou como humano e também como vampiro, ele tivesse essa faceta abrandada, mas creio que da mesma forma que o corpo não muda quando se torna um vampiro, os traços de personalidade também se mantém, mesmo com a longa passagem do tempo, e nisso Eduardo foi assertivo, já que não vemos contradições no personagem, ele é capaz de grandes paixões e também de um certo desdém de quem já viu muita coisa e está cansado dessa longa existência.

Kasse, Eduardo. O Andarilho das Sombras. Brasil: Draco, 2012

Sinopse: Para salvar a vida de quem amava, Harold Stonecross sacrificou sua alma em um jogo de poder entre deuses decadentes e se tornou um demônio em busca de sangue.
Nesta fantasia sombria, entre lendas esquecidas, dogmas e mitos, Harold narra passagens de sua longa existência, repletas de conexões com tempos imemoriais, enquanto caminha pelas ruelas escuras e imundas da Europa da Idade das Trevas.
Sedutor e fatal, Harold fez do mundo o seu palco. Em sua atuação, a História escrita pelos homens confunde-se com as histórias de terror contadas pelos mais velhos. Nobres, sacerdotes, homens comuns, não importa: sempre haverá um rastro de sangue após as cortinas baixarem.

Beijinhos 
<3

8 comentários:

  1. Muito obrigado pela sua resenha! Gostei da abordagem e das suas experiências.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo trabalho e obrigada!!! Sucesso pra ti!
      Abs!

      Excluir
    2. Oi, Re, tudo bem? Confesso que esses livros com personagens mais "dark" não fazem muito o meu estilo, mas eu gosto do seu jeito de falar sobre os livros. As suas resenhas são completinhas e inspiradoras.
      Beijos!

      Excluir
    3. Obrigada flor! Com relação à leitura, sou mais criteriosa com relação à escrita do que com o conteúdo, confesso rsrs, são poucos os gêneros que não leio, e vampiros são sempre vampiros né? Rsrsrs
      Obrigada pela visita, beijo, beijo <3

      Excluir
  2. Oi Regiane!
    Não conhecia o livro, mas como eu gosto de histórias de vampiros fiquei interessada.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de histórias de vampiros Sora, que bom que te interessou!
      Beijo, beijo <3

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro, mas já quero! Gosto de histórias de vampiros, mas os livros recentes estão deixando a desejar... pelo jeito esse não é assim e isso me cativou bastante. O fato de se passar em uma época medieval também me fez ficar mais interessada.
    Obrigada pela dica e parabéns pela resenha!
    Beijos

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Francine! Se algum dia ler esse livro, me conte o que achou ;)
      Beijos <3

      Excluir

Que prazer ter você aqui!!! Obrigada pela visita, se gostou do texto acima, me deixe um recadinho e o link do seu blog, será um prazer visitá-lo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS